top of page
logo_BC_HORIZONTAL_brancorgrg5.png

Somos uma associação cultural sem fins lucrativos, constituída em 2013 e reconhecida com o Estatuto de Utilidade Pública. Com sede na freguesia de Carnide, desenvolvemos um trabalho regular de promoção da cultura, da cidadania e do desenvolvimento local. O principal objetivo dos nossos projetos é a valorização das pessoas e do território.

A nossa história, cruza-se com muitas outras histórias de homens e mulheres, que deram, dão vida ao trabalho associativo. Nascemos quase por mero acaso, com um projeto ainda hoje em cena de leituras encenadas, o “Boa Noite”.

E entre tantas noites, entre tantas atividades culturais que fomos realizando, como exposições, produções teatrais, tertúlias, espetáculos musicais, a nossa corrente de publico foi crescendo.

E sem darmos conta, temos hoje uma programação regular a acontecer e estamos em grande fase de crescimento e expansão.

Tivemo-nos que inventar, reinventar para aguentar as “dores de crescimentos”, mas mais uma vez o coletivo de homens e mulheres apoiou-se e conseguimos suportar as dores.

E veio o reconhecimento e apoio de algumas instituições e o sentido de responsabilidade ainda se tornou maior. Deixamos de ser uma Boutique de “bairro” e passámos para uma dimensão de Cidade.

Ao longo da nossa história fizemos sempre cultura com as pessoas e não só para as pessoas. Esta forma de estar deu-nos muitas alegrias, deu-nos um espaço (em Lisboa) onde desenvolvemos a nossa atividade.

A nossa casa em Lisboa, nasceu das pessoas, com as pessoas, para as pessoas. A Boutique da Cultura acredita numa cultura descentralizada e acessível. Acreditamos que a cultura permite uma intervenção social eficaz, que é uma área criadora de cidadania ativa, de desenvolvimento local, que podemos fazer a mudança numa comunidade.

E o nosso compromisso com a comunidade de Carnide tem sido sucessivamente renovado com projetos como a Incubadora de Artes, as Livrarias Solidárias, a Casa das Artes ou ProjetAR-TE.

E em 2022 levamos o nosso conhecimento, a nossa experiência, a nossa disponibilidade e criatividade para o Alentejo. Mais uma vez, a força e a vontade de fazer acontecer, abrimos um novo espaço cultural na vila alentejana de Avis. Uma nova Livraria Solidária, um novo alojamento local e um espaço para a realização de Residências Artísticas.

Ao assinalar 10 anos de existência, o Espaço Boutique da Cultura passa a integrar a rede municipal Um Teatro em Cada Bairro, sendo o primeiro espaço sob gestão não autárquica a integrar esta rede. 

STREET ART CARNIDE

SAIBA MAIS

CLIQUE NA IMAGEM

São verdadeiras obras de arte pelas ruas do Bairro Padre Cruz, em Carnide.

Entre outubro de 2015 e outubro de 2016, a Boutique da Cultura em parceria com a Crescer a Cores e também no âmbito do programa BIP-ZIP da Câmara Municipal de Lisboa, desenvolveu no Bairro Padre Cruz o projeto “Criar mudança através da Arte Urbana”.

Com este projeto e com o Festival Muro organizado pela GAU (Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa), foi possível criar no Bairro Padre Cruz uma das maiores galerias de arte urbana da Europa, hoje com cerca de 110 obras, espalhadas por muros, empenhas de prédios e espaços públicos. E, desde essa data que a Boutique da Cultura organiza visitas guiadas a estas obras de arte.

Visitas disponíveis para grupos e escolas.

Marcações: geral@boutiquedacultura.pt

AS VIAGENS

SAIBA MAIS

CLIQUE NA IMAGEM

“Ir” é dos verbos preferidos.

A Boutique da Cultura tem vindo a organizar um conjunto de viagens culturais pelo mundo, desde o Sudoeste Asiático, a América Latina ou ao Médio Oriente. São sempre grupos pequenos de pessoas que gostam de conhecer novos mundos, novas culturas, para quem tem um espírito aberto e aventureiro, independentemente da idade. Viajar em grupo, mas sobretudo proporcionar momentos especiais e inesquecíveis a cada um. E não é que se fazem amigos nestas viagens? São sempre pequenos grupos e com acompanhamento personalizado.

Fique atento à agenda e venha viajar connosco.

TORNE-SE AMIG@ da boutique

SAIBA MAIS

CLIQUE NA IMAGEM

Passará a receber atempadamente a informação de toda a nossa programação e beneficiará de descontos e vantagens. Apoie a cultura e vista a camisola BC.

 

*Solicite a ficha de inscrição na receção ou descarregue no separador dos formulários.

ALGUNS DE TANTOS

bottom of page