
Inaugurado em setembro de 2019 e deste então, o Espaço Boutique da Cultura em Lisboa já foi visitado por mais de dezassete mil espetadores.
Entre produções próprias e acolhimentos de outros grupos, foram muitos os que visitaram este espaço que respira cultura.
Para uma estrutura como esta, de pequena dimensão e num “ponto na ponta da cidade” é uma privilégio conseguir criar uma corrente de publico com esta.
A Casa das Artes foi um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo de Lisboa de 2017 e surgiu para ser um espaço de vocação criativa para o apoio às artes performativas. Com a criação de espaços de multiusos, esta casa veio criar condições para promover a cultura e a criatividade como uma verdadeira máquina geradora de sinergias numa maior escala, apoiando a produção artística, cedendo espaços e acolhendo grupos temporários, formais ou informais.
Com a criação de um auditório com lotação máxima de 86 pessoas, um estúdio de gravação/sala de música e uma sala-estúdio, esta Casa veio criar condições para promover a cultura como uma verdadeira máquina geradora de sinergias numa maior escala, apoiando a produção artística, cedendo espaços e acolhendo grupos temporários, formais ou informais, que queiram usufruir de um ambiente criativo, abundante em imaginação, pessoas dedicas e energia positiva e criadora.
Um dos eixos da Casa das Artes, é a formação no campo das artes performativas e, para isso, disponibilizamos regularmente cursos de longa duração na área do teatro e da música para a pequenada e para os mais crescidos, assim como aulas de música individuais e de diversos instrumentos.
SAIBA MAIS
CLIQUE NA IMAGEM
acolhimentos
O Espaço Boutique da Cultura está disponível para acolhimentos de grupos e projetos artísticos. Os pedidos devem ser solicitados para o email geral@boutiquedacultura.pt, com a apresentação do projeto e a ficha de cedência de espaço devidamente preenchida.
* Descarregue a ficha de cedência de espaço no separador dos formulários ou solicite através do e-mail.
CURSOS DE TEATRO
SAIBA MAIS
CLIQUE NA IMAGEM
Um eixo que a Boutique da Cultura vê como prioritário na Casa das Artes é a formação no campo das artes performativas. O plano de formação não só dirigida aos mais novos, mas a toda a comunidade que queira aprofundar, ou até mesmo experimentar pisar um palco. Por norma, temos cursos regulares de longa duração na área do teatro. As turmas são divididas por faixas etárias, criando grupos de trabalho com a pequenada, assim como os mais crescidos.
*ANO LETIVO 2022/2023:
CURSO DE TEATRO - MANUEL JERÓNIMO
AULAS DE MÚSICA
SAIBA MAIS
CLIQUE NA IMAGEM
A Casa das Artes dispõem de uma sala especifica para lecionar música nas suas mais diversas vertentes. Todos os professores são devidamente certificados e tentam sempre, para além da componente teórica e prática, proporcionar aos seus alunos momentos de grande descontração e alegria. As aulas são sempre agendadas consoante a disponibilidade dos alunos e dos professores. Para além de serem aulas individuais, todos os anos há um espetáculo aberto, fruto coletivo dos alunos de música da Boutique da Cultura.
*ANO LETIVO 2022/2023:
AULAS INDIVIDUAIS DE BAIXO; CANTO; CLARINETE; GUITARRA; PIANO; VIOLINO; VIOLONCELO;
AULAS DE GRUPO DE VIOLINO;
![]() | ![]() |
---|---|
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() |
PRODUÇÕES BC

DUMBO: O DIA ANTES DO ESPETÁCULO
2022
O Circo é um espectáculo fantástico, mas... e se tudo começar a correr mal?
Quando as coisas dão para o torto, o mais fácil é apontar o dedo, querer fugir dos problemas e das responsabilidades. Mas será essa a melhor solução?
Nunca te esqueças... "Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti!"

VIOLETA
2022
Violeta é uma menina muito envergonhada, por isso não consegue ter amigos na escola. Até que um dia o avô, que é músico, ofereceu-lhe um acordeão.

BRINCAR NO ESCURO
2021
Quem já não teve medo do escuro?
E quando fica tudo escuro?
Continuamos com medo?
Porquê?
O que existe no escuro? Nada? Tudo?
O que é o medo?
E quando o escuro pode ser divertido sobretudo quando estamos com os amigos?

SILÊNCIOS E TANTA GENTE
2020-2021
Gente, muita gente, que em busca de uma vida melhor, é traída e transformada em mercadoria.
Vendidas, compradas, oferecidas, trocadas. Privadas de liberdade, são sujeitas à mais atroz violência e tortura.
Porque o "mais atroz das coisas más, das pessoas más, é o silêncio das pessoas boas".

A BAGAGEM DO MIGUEL
2018
Ironicamente, A Bagagem do Miguel é um monólogo com duas personagens, ou três, quem sabe, e alberga uma dualidade significativa do conceito de bagagem.
Numa conversa direta e aberta com o púbico, pretende-se transmitir o sentimento nostálgico dos atores, encarando sempre cada novo projeto de peito aberto, mas dividido, pelo facto de pular de um lado para o outro à procura de oportunidades.

AS RUGAS, O SEXO,
A VIDA
2017
“As Rugas, O Sexo, A Vida” ou como cada um de nós vive no limite da sua verdade individual que constrói a memória coletiva... Quando amamos, quem amamos e porquê? Como vivemos, onde vivemos e porquê?
Que fronteiras estabelecemos entre o dizível e o indizível? Afinal, quantos segredos somos em cada um de nós?

VER COM O CORAÇÃO
2015
Uma história que fala de brinquedos, daqueles que já não damos grande importância porque estão velhos.
Mas esquecemos das alegrias que nos deram, dos sorrisos que trocámos… das vezes em que bebemos chá juntos!
Uma história de amizade, mas sobretudo, uma história que percebemos o quanto é importante vermos com o coração.
.jpg)
MULHER RAINHA
2015
Criação livre da peça “Mary Stuart”, de Friedrich Schiller, escrita em 1800.
Um episódio decisivo na história europeia – a luta pelo poder numa Inglaterra tão poderosa quanto decrépita. Uma peça que é muito mais que um jogo de poder, neste caso, a disputa pela coroa da Inglaterra na segunda metade do século XVIII. Maria Stuart, Rainha da Escócia, católica fervorosa ambiciona o trono.

COMVENTO
2014
Um convento que vive o seu dia-a-dia dentro dentro das suas rotinas normais. Até que um dia a Madre Superiora teve uma ideia genial: criar um canal de TV.
A Diocese aceitou, o Vaticano acetou e as irmãs lançaram-se a esta aventura. Cada uma dá o melhor que tem de si. Cada uma com o seu registo muito próprio.
E são um “faz tudo”: elas tratam da maquilhagem e das entrevistas. Um ConVento que não será o mesmo.

SAUDADE
2022
Era uma vez, um rei que sabia o significado de todas as palavras... Até ao dia em que chegou um tal Fernando Pessoa e lhe perguntou o que era a Saudade!
.jpeg)
O TEMPO VAI TRANSFORMAR-ME NUMA TARTARUGA
2022
O tempo não anda sempre a direito, tem curvas, às vezes declives e ravinas, montanhas que é preciso cruzar, às vezes o tempo pára e outras acelera. O que certamente o tempo não faz é durar para sempre... Imóvel, ao nosso dispor. Além disso, e isto aprende-se cedo, o tempo muda as coisas e muda-nos a nós.

#JÚLIOCÉSAR
2021
Depois de ganhar a batalha eleitoral, Júlio César entra em Roma aclamado pelo povo. Querem que se torne imperador vitalício.
Mas há uma forte oposição.
Brutus não quer que um único homem governe a nação e predispõe-se a tudo para impedir que Roma se torne uma ditadura. Mas o que fazer quando é o próprio povo que quer perder a liberdade? Pode matar-se aquele que o povo elegeu? Uma adaptação cómica da intemporal peça de Shakespeare, que tem muito a dizer sobre os tempos que vivemos, em Portugal e no mundo.

A CAPUCHA ENCARNADA
2019
Numa tarde de primavera o Capuchinho Vermelho, quer dizer, a Capucha Encarnada, percorre a floresta a caminho da casa da sua avó. Vai levar-lhe os seus bolinhos preferidos, isto é, esta avó gosta mais de bolacha Maria com marmelada.
Por entre árvores, galhos, pedras e flores encontra o Lobo Mau... e claro, numa floresta especial existe sempre uma Cinderela, um Príncipe, a Bruxa Má, o Pinóquio e a uma Rapunzel.

AS PALAVRAS QUE TE HABITAM - HOMENAGEM MARIA DO CÉU GUERRA
2017
Uma performance concebida pela Boutique da Cultura e pela Junta de Freguesia de Carnide, no âmbito das comemorações do Dia Mundial de Teatro,.

GOSTO DE TI, ASSIM
2016
“Era uma vez… É assim que começam todas as histórias.” Gosto de ti assim é uma adaptação livre do conto tradicional da Carochinha e do João Ratão ou, por outras palavras, é o olhar critico e pedagógico sobre a diferença e a aceitação da mesma. Ser diferente é ser igual porque ser igual é ser diferente. E porque são iguais na diferença, os animais desfilam alegremente.

HISTÓRIAS DA VIDA REAL
2015
Três histórias em palco. Quatro personagens. Uma comédia em que a frustração da vida real é algo comum a todas as personagens. Uma mulher encalhada, dois atores que vão fazer um casting para "pintos" e um cantor que também é escritor e apresentador e que vira uma cantora, escritora e apresentadora.

A BRUXINHA QUE ERA BOA
2014
Ângela é um fracasso na escola de bruxas, já as suas três companheiras, Fredegunda, Fedorenta e Caolha, são más a valer.
Após o exame final, realizado pelo imperador de todas as maldades, Dom Belzebu III, as alunas que não aprendem os feitiços recebem como castigo a prisão na torre negra e a melhor aluna é premiada com uma vassoura a jato.

BOA NOITE
2012 / EM CENA
A história da Boutique da Cultura cruza-se com a história do projeto "Boa Noite" que já tem seis anos de vida. Este é um projeto de LEITURAS ENCENADAS de autoria de João Borges de Oliveira e de Joana Tavares e que teve inicio em 2013, ainda antes da constituição formal da Boutique da Cultura.
É sempre um espetáculo diferente e já foram muitos os realizados.

SAMANTA, A PEÇA
2022
Samanta quer escrever um romance mas não consegue. São as pessoas que a rodeiam que o impedem? São os personagens que se revelam? São os seus próprios fantasmas que a fazem mudar constantemente de direção?

ABRAÇAS-ME?
2021 / EM DIGRESSÃO
Um ABRAÇO tem DOIS braços
Um BRAÇO de cada lado
Em cada ponta uma MÃO.
Mais importante dos que os braços...
É que no meio fica o PEITO.
O peito com o CORAÇÃO!

A CIGARRA E A FORMIGA, COM O BESOURO E O GRILO
2020
A partir da fábula da Cigarra e da Formiga vamos descobrir uma nova história repleta de magia e criatividade, que fala do papel dos artistas, dos 100 anos de Amália Rodrigues, de uma pandemia e de muitas surpresas.

VILA DOS SONHOS
2018
Os livros têm esta magia… Fazem-nos voar! Maria ao ler um livro é transportada para o mundo encantado da “Vila dos Sonhos”, um lugar único e fantástico, cheio de pipocas, chupa-chupas, algodão doce, bolos e muito chocolate, onde os animais falam e o nariz dos humanos é precioso.
No entanto, os cidadãos da “Vila dos Sonhos” vivem cheios de medo da Adozinda, uma bruxa má que ambiciona roubar o trono à sua irmã.

O SEGREDO DA AVÓ
2017
Peça de teatro reescrita a partir do texto original "O Segredo da Avó", de João Borges de Oliveira. O livro foi editado pela Boutique da Cultura e já vai na terceira edição, com mais de três mil exemplares vendidos.
Uma peça de recordações, sentimentos, relações intergeracionais, respeito e alegria entre avós e netos.

A MÃE
2016
Um texto de dor, de escolha, de morte e de maternidade onde o espectador é surpreendido até ao último instante.
Um texto que promove uma reflexão pessoal sobre o maior e mais insondável mistério do Homem: a sua própria vida e o milagre do nascimento. Clara, a mulher de pernas abertas na maca, é o paradigma de tantas mulheres que um dia se sujeitaram ao aborto por inúmeras razões.

LIBERDADE (IM)POSSÍVEL
2015
Desafiámos um conjunto de amigos jornalistas, autarcas, professores, juristas e deputados para escreverem pequenas histórias sobre a liberdade, ou a ausência dela.
Demos corpo e voz a estas personagens que são o retrato de uma parte da nossa sociedade. Uma sociedade que se diz livre, mas presa por ideologias políticas, religiosas, descriminações raciais e sexuais e a ausência de dinheiro para aquilo que é essencial…

UM LIGAR ÚNICO E MÁGICO
2014
Um Lugar Único e Mágico é algures onde as fachadas ganham vida, a comunidade se envolve ativamente na construção de um projeto, onde a idade não importa e o espírito se eleva na vontade de querer fazer algo maior, bonito e especial.
Neste que é o nosso, o seu, e o lugar de quem quiser, unimos pontos e tricotámos este espetáculo. Não espere uma história, mas sim muitas histórias, aquela que pode ser a sua...