Se não sabe o que fazer com os livros que tem na prateleira, fique a saber que pode (e deve) contribuir para uma causa 100% solidária.
O objetivo deste projeto é ajudar na democratização do acesso ao livro e impulsionar hábitos de leitura. Com preços simbólicos de 1 a 5 euros, a totalidade das receitas reverte a favor de iniciativas culturais desenvolvidas pela Boutique da Cultura.
A primeira Livraria Solidária foi inaugurada a 22 de fevereiro de 2018, em Carnide. É num edifício amarelo e cinzento, perto do Centro Comercial Colombo, que se localiza a Livraria Solidária de Carnide – uma livraria ao serviço da comunidade, que vive sobretudo de doações particulares e de todos os que se querem associar a esta causa.
Em abril de 2022, a Boutique da Cultura rumou a novos destinos e novos desafios e abriu uma nova livraria em Avis, no Alentejo. É num antigo posto da GNR que se localiza a Livraria Solidária de Avis, que promete continuar a missão já desenvolvida na capital: colocar a cultura ao serviço das pessoas e dos territórios.
As Livrarias Solidárias são associadas da Rede de Livrarias Independentes - RELI.
Como doar?
Qualquer pessoa pode (e é bem-vinda) a doar livros, sejam eles novos ou já lidos. As Livrarias Solidárias aceitam qualquer tipo de livros, exceto manuais escolares, dicionários e enciclopédias.
Os livros podem ser entregues, sem marcação prévia, nas lojas das Livrarias Solidárias dentro dos seus horários de funcionamento.
Prometemos dar uma nova vida às suas histórias!
EDIÇÕES b|C
2015 - Cem Participações
2016 - Gosto de ti, assim, de João Borges de Oliveira
2016 - Street Art Carnide
2017 - O Segredo da Avó, de João Borges de Oliveira
2017 - Abraço-te, de Maria Dias
2018 - Histórias de uma rua sem nome, de Sidónio Garcia
2019 - Bairros de Lisboa, de múltiplos autores, resultado de um concurso literário e fotográfico
2020 - Abraço-te, de Maria Dias (2ª edição)
Hoje não te posso abraçar, de Maria Dias
Abraças-me?, de João Borges de Oliveira
2022 - Abraças-me?, de João Borges de Oliveira (2ª edição)
os livros à distância de um clique
Sempre a pensar na forma de tornar ainda mais acessível o acesso à cultura, a Boutique da Cultura coloca à disposição de qualquer pessoa o projeto das Livrarias Solidárias. Mesmo na mais pequena e remota ilha açoriana do Corvo, na mais pequena aldeia transmontana ou na grande cidade do Porto é possível aceder às Livrarias Solidárias.
Todos os livros estão à distância de um clique, através do nosso catálogo online, que está sempre disponível e atualizado. A sua encomenda pode ser enviada pelos CTT ou levantada nas nossas lojas.